Saiba como não correr riscos investindo na bolsa de valores

bolsa de valores

A bolsa de valores é um atrativo para investidores, especialmente os que têm perfil mais arrojado. O principal produto da B3 (que é o nome da bolsa do Brasil) são as ações, classificadas como renda variável, ou seja, os rendimentos não são 100% garantidos e o investidor tanto pode ganhar quanto perder.

Mas será que somente investidores mais arrojados podem investir na B3? Será que não há espaço para investidores com perfil moderado ou mesmo conservador?

Veja abaixo como não correr riscos investindo na bolsa de valores!

Procure uma boa corretora

Na verdade, investidores de qualquer perfil podem investir na B3, inclusive conservadores, pois eles podem investir nos fundos de ações para reduzir riscos ou mesmo em ações que estão mais bem cotadas no mercado e oferecem boas perspectivas de crescimento.

O primeiro passo para investir com segurança é procurar uma corretora de investimentos, abrir conta e transferir seu dinheiro. Uma boa corretora certamente recebe mais elogios, confirmando que os clientes se sentem satisfeitos com seu trabalho.

Para exercer suas atividades legalmente, lembre-se que a corretora precisa estar autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Siga as instruções dos consultores

Os consultores financeiros poderão te orientar melhor sobre em quais ações investir. Eles analisam o mercado por meio de estratégias eficazes e estão aptos a identificar as melhores oportunidades, como as melhores ações do momento, quando comprar ou vender, quanto investir inicialmente e assim por diante.

Esses analistas não agem por intuição, mas analisando o histórico das ações, cruzando dados por meio de tecnologia avançada, medindo o desempenho das ações ao longo dos meses e assim por diante.

Se optar por fundos de ações, o gestor de fundos é quem tomará todas as decisões sobre destinação dos recursos, libertando o investidor de escolhas duvidosas.

Trace um plano de investimento

Não invista na bolsa de valores sem antes definir um planejamento estratégico. Quanto mais riscos um negócio oferece, mais você deve ser cauteloso ao aplicar seu dinheiro. Geralmente, os investidores da bolsa pensam em longo prazo, mas você pode traçar metas para médio e curto prazo também.

As operações day-trade, por exemplo, são aquelas em que o investidor compra uma ação e a vende no mesmo dia na bolsa de valores.

Conheça os custos

Para cada ordem dada (compra ou venda de ação), é cobrada uma taxa de corretagem para o investidor. Essa é a principal taxa que existe em operações com ações.

Há, ainda, a taxa de performance, paga ao gestor das ações ou do fundo todas as vezes em que ele conseguir rendimentos acima do esperado.

O imposto de renda incide de forma regressiva, ou seja, quanto maior o prazo de investimento, menor será a alíquota cobrada.

Aprenda alguns termos específicos

Antes de investir na bolsa de valores, procure aprender um pouco mais sobre os termos usados nas operações financeiras. Veja alguns deles.

Ação é a menor parcela em que está dividido o capital social de uma empresa. Quando o investidor compra uma ação, ele está adquirindo uma parte dela, recebendo lucros proporcionais ao dinheiro que aplicou. Em alguns casos, o investidor terá o direito de participar e votar nas assembleias.

Home Broker é o nome dado ao sistema que permite comprar e vender ativos financeiros (principalmente ações) diretamente pela internet.

Mercado primário refere-se à compra de ações feita diretamente das empresas (as ações passam para o investidor e a própria empresa recebe o dinheiro).

Mercado secundário refere-se à compra de ações intermediada, ou seja, as transações são feitas entre os investidores da bolsa de valores. Assim, um investidor adquire ações de outro investidor e o dinheiro não passa diretamente para o caixa da empresa.

IPO é a sigla para Oferta Pública Inicial. Essa oferta acontece quando a empresa, pela primeira vez, oferece ações para venda na B3, visando receber dinheiro para investir no negócio e otimizar seu crescimento.

O que acha de investir na bolsa de valores? Deixe seu comentário nos espaços abaixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *